Nota Oficial: Jogo Lusa Lions x Tubarões do Cerrado

Nota Oficial: Jogo Lusa Lions x Tubarões do Cerrado

26 de outubro de 2016 0 Por Iuri Iacona

Amigos do Futebol Americano no Brasil, 

Diante da polêmica gerada pela situação que levou a interrupção do jogo entre Lusa Lions e Tubarões do Cerrado, no domingo, nós, da Associação Paulista de Árbitros e Estatísticos de Futebol Americano, achamos por bem esclarecer, com transparência e honestidade intelectual, os fatos relatados em súmula pelos árbitros devidamente designados para a partida, pela nossa Comissão de Arbitragem.
Aos 59 segundos corridos do quarto período, a partida foi paralisada em decorrência de um pedido de remoção do atleta da equipe visitante, Tubarões do Cerrado, com o seguinte cenário: posse de bola Lusa Lions em segunda decida para 4 jardas, com bola posicionada em B 9 e placar 14 Lusa e 6 Tubarões.
O pedido de remoção foi feito às 12:45. A ambulância adentrou ao gramado as 13:10, 25 minutos após a solicitação da arbitragem. O jogador foi removido pela equipe médica as 13:30. As 14:02, após aguardar o tempo de espera regulamentar no gramado, a equipe visitante, Tubarões do Cerrado, informou a equipe de arbitragem que não voltaria ao campo de jogo. A equipe médica retornou com o veículo de remoção ao gramado do estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, às 14:07.
Lembramos que foi informado pela organização mandante a existência de uma ambulância nas dependências da sede social do clube mandante, (Lusa Lions) já que a mesma, por questões técnicas e de logística da empresa responsável pelo serviço, não poderia permanecer dentro do campo durante a partida. O jogo foi incitado após a chegada de uma atendente credenciada, com os equipamentos básicos necessários, e em comum acordo com a equipe visitante e ciência da equipe de arbitragem.
Vale salientar que o Estádio do Canindé faz parte do complexo que abriga o Clube da Associação Portuguesa de Desportos que também abriga a frota de ambulâncias da prestadoras desse serviço nos jogos de Futebol Americano realizados no estádio. Os veículos ficam posicionados no estacionamento localizado social do clube ao lado do estádio e dentro do clube. Na sumula do jogo, no questionário sobre as condições da instalação esportiva, informamos que havia sim uma ambulância e, por não estar no campo e sim no estacionamento ao lado do único portão de dá acesso à veículos ao, colocamos que estava em situação irregular, pois a mesma não estava posicionada em local de fácil acesso ao campo, mas estar à disposição do atendimento de qualquer atleta quando solicitado.
Aproveitando a oportunidade queremos reiteraram que nossa associação tem, como missão, contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de arbitragem no âmbito das competições para as quais for contratada, bem como para os jogos amistosos entre associações que pratiquem Futebol Americano, Flag, Tackle ou similar e melhoria da qualidade do serviço de arbitragem prestado no Estado de São Paulo e no Brasil através da formação e atualização de árbitros comprometidos com os valores e princípios que ajudará o esporte, através de uma ação ética comprometida com os princípios esportivos consagrados pelo Futebol Americano pelo mundo.

Atenciosamente

Associação Paulista de Árbitros e Estatísticos de Futebol Americano.